O que é logradouro em um cadastro? Significado, CEP e Numeração Irregular

Você sabe o que é logradouro em um cadastro? A gente separou, abaixo, algumas informações pertinentes e importantes para você entender melhor essa descrição. Confira!

O que é logradouro em um cadastro?

Quem de nós ao preencher um cadastro nunca se deparou com a solicitação para que seja colocado o nome do logradouro? Mas o que exatamente essa palavra significa? Não deixe de conferir e aprender um pouco mais sobre isso.
o que é logradouro em um cadastro 2

Significado de logradouro

A palavra logradouro tem diversos significados, mas a sua mais comum utilização é para se referir ao local de circulação pública de pessoas e transportes. Ou seja, em bom português logradouro é a palavra que serve para se referir às ruas, avenidas, praças, travessas, viadutos e demais locais que constituem um endereço.

Saiba que todas as vezes que você se deparar com o pedido de preenchimento do logradouro em algum cadastro, você deve colocar nada mais, nada menos, que o endereço correspondente. À primeira vista, uma palavra desconhecida pode assustar um pouco, não é? Mas no caso de logradouro o seu significado é muito simples!

Tipo de logradouro

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, responsável por entregar correspondências e encomendas no Brasil, utiliza a palavra logradouro para designar os endereços existentes em todo o país. Cada um desses logradouros possuem um CEP diferenciado e único.

De acordo com os Correios, os tipos de logradouros incluem: rua, estrada avenida, travessa, sítio, setor, quadra, conjunto, loteamento, distrito, alameda, dentre outras diversas formas de se designar um endereço.

o que é logradouro em um cadastro 4

Lembre-se que quando um documento solicita o preenchimento do logradouro, todas as outras informações complementares sobre o endereço também devem ser colocadas. Portanto, não esqueça de colocar o nome da rua, o número da casa ou apartamento e demais informações necessárias para a localização correta do logradouro.

Existem dois tipos de logradouros: logradouros que são públicos (ruas, avenidas) e logradouros privados. Esse último é o caso dos condomínios, que precisam de permissão para a circulação de pessoas que não moram no endereço.

CEP por logradouro

Os endereços são formados em sua maioria por o nome de uma rua (avenidas ou outro tipo de logradouro), o número da casa ou condomínio e em algumas situações por número de quadras, lotes blocos e apartamentos. Outros componentes dos endereços são os bairros, as cidades, estados e também uma sequência de número que conhecemos pelo nome de CEP.

CEP significa Código de Endereço Postal e é um número composto aqui no Brasil por 8 dígitos. Cada endereço vai possuir um CEP diferenciado, sendo que apenas locais muito próximos uns dos outros, como por exemplo, casas localizadas em uma mesma rua possuem CEP idêntico. E para que serve o CEP?

O CEP foi criado na década de 1970 pelos Correios para facilitar a entrega das correspondências. Afinal, para entregar milhares de cartas todos os dias era preciso uma forma de organização para separar as correspondências em grupos.

o que é logradouro em um cadastro 3

Dessa forma, as encomendas que possuem CEP próximos são selecionadas para que a logística de distribuição seja feita. Ou seja, o CEP acaba facilitando o trabalho de localização das casas e o serviço pode ser feito de forma mais efetiva. Interessante, não é?

Tudo isso faz com que os funcionários dos correios possam entregar as cartas com mais rapidez e também tenham uma organização no fluxo do seu trabalho. Assim que foi criado, o CEP possuía apenas 5 dígitos, mas com o crescimento do país, surgiram novos logradouros e foi necessário aumentar o número de dígitos para 8.

Logradouro com numeração irregular

Você já tentou enviar uma correspondência e ela foi devolvida para o seu endereço com uma observação que dizia “Logradouro com numeração irregular”? Se você ficou se perguntando o que isso significava, não tem problema! Iremos explica tudinho agora!

Isso acontece porque não foi possível encontrar o endereço para realizar a entrega da correspondência. Em algumas situações o erro pode acontecer por conta de alguma incompatibilidade em algum dos números do CEP informado ou no próprio endereço que você colocou para a entrega ser feita.

o que é logradouro em um cadastro 1

Os Correios realizam três tentativas de entrega e todo esse processo pode ser acompanhado pelo site da instituição. É necessário que você tenha o número para rastrear a encomenda. Mas não se desespere! O recomendado, portanto, é que você vá até a agência em que realizou a postagem. Em seguida, verifique se aconteceu algum erro na hora de informar o endereço do destinatário.

Agora que você já sabe o significado desta palavra tão usada nos cadastros, pode utilizá-la de forma correta. Ah, não esqueça também de sempre conferir o CEP e as informações quando for enviar uma correspondência. Isso será muito importante para que ela chegue ao seu destino final.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *